Pular para o conteúdo

Redes sociais x Vida real razões para diminuir o tempo nas redes

redes sociais x vida razões para diminuir o tempo nas redes

Redes sociais x vida real razões para diminuir o tempo nas redes – Jaron  Larnier foi um dos pioneiros da realidade virtual e inclusive das redes sociais.

Jaron, no entanto, deu uma guinada em sua vida, no instante que percebeu o poder de manipulação e de captação de tempo dos usuários mais contumazes.

 

redes sociais x vida real razões para diminuir o tempo nas redes
Redes sociais x Vida real razões para diminuir o tempo nas redes

 

Redes sociais x Vida real razões para diminuir o tempo nas redes

Um manifesto que vai fazer você pensar duas vezes antes de postar Hoje as redes sociais são praticamente um segundo documento de identidade: não participar de determinada plataforma muitas vezes é sinônimo de total isolamento.

Mas você já pensou como seria se deletasse os seus perfis na rede e levasse uma vida diferente? Jaron Lanier, considerado o pai da realidade virtual e uma das maiores referências (e críticos) do Vale do Silício, não tem conta em nenhuma rede social e deixa bem claro por quê:

“Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas.” Segundo ele, as bases da internet foram fundamentadas em um modelo de negócio regido pelas propagandas.

Os anúncios, nossos velhos conhecidos das mídias tradicionais, ganharam uma nova dimensão à medida que a internet se desenvolvia.

O que antes era apenas a exposição de um produto agora é uma engrenagem intrincada de algoritmos que modificam o comportamento de milhões de pessoas diariamente.

E o pior: sem que ninguém perceba. Essa dinâmica nas redes traz inúmeros efeitos degradantes: as redes acabam com o livre-arbítrio, estimulam emoções negativas, distorcem a percepção da verdade, precarizam profissões…

A lista não tem fim, mas Lanier esquematizou boa parte dela em dez argumentos poderosos e convincentes para que você largue as redes sociais.

É uma tarefa complicada, e o autor sabe disso. Ele acredita, no entanto, que essa é a única forma para que um dia tenhamos redes sociais verdadeiramente dignas e aproveitemos o potencial maravilhoso do que a internet nos proporciona.

Link do livro de Larnier: Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais

Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais
 

 

Abaixo, o vídeo original, com trecho da palestra de Jaron Larnier, original em inglês, para os que querem legendado em português, clique em … e selecione essa opção.

 

Nota da redação: Não precisa ser radical, basta ter autocontrole, disciplina nos horários e, principalmente, discernimento: não acreditar que aquilo que fulano ou beltrano disseram seja a verdade absoluta, sem pesquisar (e quando nos referimos à pesquisa, estamos falando de mídias diferentes daquelas da sua bolha virtual, inclusive que contrastem com seus gostos pessoais, preferências, ideologia)

Visitado 439 vezes
Compartilhem sem dó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Plugin Kapsule Corp