10 dicas de como corrigir seus problemas de sua rede WiFi

Android, Dicas, Downloads, Freeware, Internet today 03/02/2018comment Comentários person_pin
Visitado 82 vezes
10 dicas de como corrigir seus problemas de sua rede WiFi

10 dicas de como corrigir seus problemas de sua rede WiFi

10 dicas de como corrigir seus problemas de sua rede WiFi – de repente, no meio daquele filmaço da Netflix, você percebe que a imagem fica congelada, ou de péssima qualidade de imagem e som. Vai checar seu celular e percebe que caiu no plano de dados, ou seja, está pagando sem usar…

Há muitas razões pelas quais seu WiFi continua diminuindo: congestionamento de sinal, localização do roteador, problemas de firmware, limitações de hardware ou mesmo o tamanho físico de sua casa.

Não descarte os seus vizinhos, que podem estar vampirizando sua internet, para isso baixe esse software grátis, vá até a página do aplicativo clicando Aqui, e escolha a versão de seu windows, desça mais um pouco e encontre o software em português, ou clique diretamente na imagem abaixo e já mande bala nas suas consultas.

Esse aplicativo é bastante leve, e mostra quantos computadores ou móbiles estão plugados em sua rede. Se lá se encontrar um ou dois equipamentos estranhos aos da sua casa (IP, por exemplo), é preciso redobrar a segurança de sua rede WiFi, que postaremos na próxima matéria.

Atualize o firmware do seu roteador

A razão para fazer este passo é dupla. Primeiro, você pode aproveitar todos os recursos e melhorias adicionais da nova versão do firmware. Em segundo lugar, seu roteador normalmente recebe atualizações de segurança importantes.

Normalmente, você terá a opção de verificar, revisar, baixar e instalar o novo firmware do roteador em sua página de administração.

As etapas exatas dependem da marca e modelo do seu roteador, então verifique o site de suporte do fabricante do roteador para obter instruções detalhadas.

Não tem certeza de como acessar as configurações de administrador do roteador para fazer a atualização? Clique aqui para obter a maneira mais fácil de encontrar a senha e o endereço IP do seu roteador.

10 dicas de como corrigir seus problemas de sua rede WiFi

Procure por interferências

Os roteadores freqüentemente competem por ondas de rádio com outros dispositivos domésticos. Dispositivos rivais como telefones sem fio, alto falantes Bluetooth, fornos de microondas e, até em monitores de bebê que podem estar afetando sua rede WiFi.

Para ajudá-lo(a) a identificar problemas, você pode criar um mapa de “calor” WiFi real da sua área usando uma ferramenta gratuita, como Acrylicwifi, versão free para Windows.

A propósito, o Netspot funciona para Macs. Você também pode usar um aplicativo como o Free WiFi Analyzer para Android que possui um medidor de força de sinal em tempo real.

Alterar canais

Você também pode selecionar um canal diferente para o seu roteador. Isso é especialmente útil se você estiver ajustado a essa freqüência de 2,4 GHz. Passar de um canal para um menos cheio pode ajudar a acelerar as coisas.

Para verificar o melhor canal de 2,4 GHz para a sua área ou o canal menos utilizado, tente usar um scanner WiFi.

Para Macs, a Apple fornece uma ferramenta gratuita chamada “Diagnósticos sem fio”. Para acessá-la, mantenha pressionada a tecla Opção ao clicar no ícone do Wi-Fi no lado direito da barra de menu e escolha Abrir Diagnósticos sem fio.

Você pode configurar um roteador Wi-Fi diferente, ou você pode simplesmente habilitar a opção “Convidado Rede” do seu roteador. Você também pode configurar um nome de rede diferente (SSID) e uma senha para a rede de convidados para evitar confusão com sua rede principal.

As redes de convidados são destinadas aos visitantes de sua casa que podem precisar de uma conexão de internet Wi-Fi, mas mantêm seus arquivos compartilhados privados. Essa segregação também funcionará para seus aparelhos inteligentes e protegerá seus dispositivos principais dos ataques de Internet of Things.

Você também pode usar QoS (Quality of Service). QoS é um recurso em alguns roteadores que permitirá que você priorize o tráfego de acordo com o tipo de dados que são transmitidos.

Você pode configurar aplicativos sensíveis à latência como Skype, telefonia IP, mídia de transmissão e jogos online para ter maior prioridade em relação a outros tipos de atividade. Se você priorizar o Skype, por exemplo, outro software desativará, garantindo que sua chamada seja suave.

Os roteadores diferentes têm diferentes maneiras de lidar com QoS, e a maioria dos roteadores de nível de consumidor tem maneiras mais simples de habilitá-lo com preset disponíveis. Basta verificar o site de suporte do seu roteador para obter informações sobre o que cada um faz.

Obter um roteador atualizado
Se você estiver no mercado para um novo roteador e quiser velocidades Wi-Fi melhoradas e chegar em sua casa ou escritório, apontar para pelo menos um roteador 802.11 N ou AC com recursos de dupla ou tripla.

Os roteadores AC têm uma largura de banda máxima espectral de cerca de 8 x 160 MHz, em comparação com o padrão 4 x 40 MHz de roteadores N. Em outras palavras, o aumento da largura de banda permite que mais dados sejam transmitidos sem diminuir a velocidade.

Além disso, ao ter multi-bandas, você poderia manter dispositivos mais velhos de 2,4 GHz em suas próprias faixas enquanto mantinha as mais novas.

 

Fontes consultadas: USA Today Tech NetWorkWorld

Visitado 82 vezes
Sigam e curtam a gente adora!
0
Curta-nos no Facebook
Categorias