Pular para o conteúdo

Jogue GTA V e outros jogos pelo navegador

jogue-gta-navegador

[adsense_left]Agora você pode jogar GTA V ou qualquer outro jogo naquele seu notebook modesto!

Um usuário do GitHub disponibilizou nesta semana uma ferramenta que permite jogar, por streaming, qualquer game de PC diretamente no browser. No vídeo de demonstração, é possível ver GTA V – um jogo de última geração – rodando sem problemas no Google Chrome.

O aplicativo, chamado jsmpeg-vnc, captura a tela de um servidor a 60 frames por segundo, codifica essas imagens em um vídeo com formato MPEG-1, envia ao cliente (browser) por meio de WebSockets – protocolo de transferência de dados simultâneos –, onde ele finalmente é decodificado em JavaScript.

O programa permite suporte a mouse e teclado, mas não transmite o áudio do game. A diferença entre esse sistema e outros semelhantes, como o TeamViewer e o VNC, é que o formato MPEG-1 comprime melhor os dados, tornando, porém, a perda de qualidade na imagem consideravelmente maior. Segundo o criador da ferramenta, entretanto, a latência na transmissão é “mínima” – de 50 a 70 milisegundos entre PC, laptop e smartphone – e influenciada pela velocidade da conexão com a internet, o navegador usado e o processador do dispositivo.

Com esse aplicativo, é possível eliminar a necessidade de um PC potente para jogos que exigem alto processamento gráfico e de dados, já que o jogador final poderia rodar os games em qualquer navegador atualizado. Obviamente, apenas o servidor – isto é, a máquina a partir da qual os jogos seriam transmitidos – precisaria ter os requisitos necessários para um GTA V ou The Witcher 3, por exemplo. O primeiro requer uma placa de vídeo Nvidia GTX 660 de 2 GB. Com essa ferramenta, você poderia jogá-lo em qualquer notebook de baixo custo. Basta ter um computador desktop que rode o jogo, e você poderá jogá-lo no seu modesto notebook, seja na sua casa, ou qualquer lugar que conte com conexão à internet.

O sistema é parecido com o serviço OnLive, plataforma de jogos na nuvem lançada em 2009 e encerrada este ano, após ter sido comprada pela Sony. O diferencial do jsmpeg-vnc, porém, é que o usuário só precisa de um browser para jogar. O programa também oferece streaming para smartphones e tablets.

A ferramenta ainda está em desenvolvimento, mas futuramente os streamings poderão contar com som e suporte a joystick.

Visitado 11.483 vezes
Compartilhem sem dó!
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Plugin Kapsule Corp