Pular para o conteúdo

Dicas para Windows 8 – Parte 2

[adsense_left]Segunda parte de dicas para Windows 8. Veja a primeira parte aqui: Dicas para Windows 8 – Parte 1

8. Barra de Aplicativos

Os aplicativos do Windows 8 têm como objetivo serem mais simples do que os velhos programas do Windows, o que significa adeus aos menus, barras de ferramentas complexas, e muitos padrões de interface. Geralmente, há algumas opções disponíveis na barra de aplicativos, porém, assim que se você não tiver certeza do que fazer em seguida, clique com botão direito em uma parte vazia da tela, pressione Windows+Z ou deslize o dedo para cima a partir da parte inferior da tela para dar uma olhada.

9. O que está sendo executado?

Se você inciar um aplicativo no Windows 8, utilize-o por um tempo, em seguida, pressione a tecla Windows que você vai voltar para a tela inicial. Seu aplicativo vai permanecer em execução, mas como não há nenhuma barra de tarefas, você pode estar se perguntando: como vou achá-lo de novo?
Você poderia simplesmente pressionar Alt+Tab, que mostra o que está sendo executado, como sempre fez.
Segurando a tecla Windows e pressionando Tab, é exibido um painel do lado esquerdo da tela, com seus aplicativos em execução. (Para ver isso com o mouse, mova o cursor para o canto superior esquerdo da tela, espere até que a miniatura de um aplicativo apareça, em seguida, arraste para baixo.)
É claro que você sempre pode pressionar Ctrl+Shift+Esc para ver todos os seus aplicativos em execução no Gerenciador de Tarefas, se você não se importar (ou realmente precisar) de detalhes técnicos extras.

10. Fechando um aplicativo

Os aplicativos do Windows 8 não tem botões de fechar. Os aplicativos são suspensos quando você alterna para outra coisa, por isso eles consomem o mínimo do seu sistema. Mas se você precisar de recursos do sistema, eles serão automaticamente desligados. (Seu conteúdo será salvo, é claro, e na reinicialização eles vão continuar de onde pararam.)
Se você quiser fechar um aplicativo de qualquer maneira, mova o cursor do mouse até o topo da tela. Quando o cursor do mouse se transformar do cursor normal para o ícone de uma mão, segure o botão esquerdo do mouse e arraste-o. Seu aplicativo deve encolher para uma miniatura, e você pode arrastar para a parte de baixo da tela para fechá-lo.
Se isso for muito complicado, o Alt+F4 ainda funciona.
E quando tudo o mais falhar, então pressione Ctrl+Shift+Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas, clique com o botão direito em algo na lista Aplicativos e selecione Finalizar tarefa. Cuidado, fechar algo que não deveria pode travar ou bloquear o seu PC.

11. Dominando o Internet Explorer no Windows 8

Clicando no bloco Internet Explorer do menu Iniciar, será inciada uma versão em tela cheia e sem barras de ferramentas, menus ou barras laterais, muito parecida com o Windows 8, o que pode deixá-lo inicialmente meio perdido.
Clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da página ou deslize o dedo para baixo a partir do topo da tela, e você vai encontrar opções para criar e alternar entre as guias, bem como um botão de Atualizar, uma ferramenta de pesquisa e a capacidade de fixar um atalho na página inicial. Clique no ícone de chave inglesa e “Exibir na área de trabalho” para abrir a versão desktop completa do Internet Explorer.

12. Executar dois aplicativos lado a lado

Os aplicativos do Windows 8 são o que a Microsoft chama de “imersivos”, o que significa basicamente que rodem em tela cheia – mas há uma maneira de ver dois de uma vez. Posicione o cursor no canto superior esquerdo da tela e a última aplicação que você estava usando vai se transformar em uma miniatura; clique e arraste a miniatura do aplicativo para um painel lateral, enquanto o seu aplicativo atual ocupa o resto da tela. E você pode então trocar estes repetindo a operação.
Obs: Para executá-los lado a lado, é exigido uma resolução mínima de 1366 pixels na horizontal.

13. Verificação ortográfica

Todos os aplicativos do Windows 8 têm o recurso de verificação ortográfica, que parece e funciona como no Microsoft Office. Se você errar, uma linha ondulada vermelha aparecerá abaixo da palavra errada; toque ou clique com o botão direito do mouse para ver uma lista de palavras alternativas sugeridas, ou adicione a palavra ao seu dicionário próprio, se você preferir.

14. Executar como Administrador

Alguns programas precisam que você execute-os com direitos de administrador para que eles funcionem corretamente. O velho menu de contexto não está disponível para os aplicativos fixados na tela de Início, mas se você clicar com o botão direito do mouse em um, e se for apropriado para esse aplicativo, você verá uma opção Executar como Administrador.

15. Diminua o tamanho dos blocos

Você vai notar que alguns aplicativos do Windows 8 tem pequenos blocos ao vivo, enquanto outros têm blocos maiores, que ocupam o espaço de dois blocos. Clique com o botão direito do mouse em um bloco de um aplicativo na tela de Início, serão exibidas algumas opções. Se este for um dos blocos maiores, escolhendo “menores” vai cortá-lo para a metade do tamanho, liberando alguns bens valiosos tela Iniciar.

16. Desinstalar programas

Se você quiser ocultar um aplicativo sem uso por ora, selecione “Desafixar da Tela Inicial”. O bloco vai desaparecer, mas se você mudar de ideia, então você pode adicioná-lo novamente mais tarde. (Pesquise pelo aplicativo, clique com o botão direito do mouse nele e selecione “Fixar na Tela Inicial”).
Ou, se você tem certeza de que nunca mais vai querer usar um aplicativo, escolha “Desinstalar” para removê-lo totalmente.

17. Aplicativos e privacidade

É importante ter em mente que, por padrão do Windows 8, os aplicativos podem usar o seu nome, localização e imagem da conta. Se você não está feliz com isso, isso pode se facilmente alterado. Pressione Win+I, clique em Mais configurações do PC, selecione Privacidade e clique nos botões relevantes para desativar todos os detalhes que você não quer compartilhar.

18. Ferramentas administrativas

Os usuários mais experientes do Windows que passam grande parte do seu tempo em um applet avançado ou outros, muitas vezes ficam um pouco chateados de ver suas ferramentas favoritas enterradas pelo Windows 8. A Microsoft pelo menos deu alguma atenção, mas no entanto, não há uma maneira de trazer alguns de volta.
Abra a barra lateral direita tocando o dedo ou fique com o cursor na parte inferior direito da tela e selecione “Configurações”, em seguida, “Blocos”. Altere “Mostrar ferramentas administrativas” para “Sim” e clique novamente em uma parte vazia da tela de Início. Simples assim. Vá para a direita e você encontrará uma série de blocos novos para vários applets – Monitor de Desempenho, Visualizador de Eventos, Agendador de Tarefas, Monitor de recursos e muito mais – prontos para serem acessados em um clique.

Fiquem atentos, logo logo tem mais dicas para Windows 8!

Visitado 3.230 vezes
Compartilhem sem dó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Plugin Kapsule Corp