Pular para o conteúdo

Dicas para Windows 8 – Parte 1

[adsense_left]O Windows 8 finalmente foi lançado! Se você está acostumado a versões anteriores do Windows, vai perceber que ele mudou bastante. Na verdade, são as maiores mudanças no Windows desde o salto do Windows 3.1 para o Windows 95.

Sem menu Iniciar, o que ele nos apresenta é uma tela de toque, novas aplicações, nova interface – mesmo os usuários de PC mais experientes podem ficar se sentindo um pouco perdidos.

Mas não se desespere, preparei um monte dicas para você se sair bem! Estou reunindo as melhores dicas, segredos e truques do Windows 8. Lendo esse guia, em breve você vai estar preparado para tirar o máximo proveito do mais recente lançamento da Microsoft. Essa é apenas a primeira parte de muitas que virão!

1. Bloquear a tela

O Windows 8 inicia na sua tela de bloqueio, o que parece legal, mas infelizmente dá pistas sobre o que fazer a seguir.

É muito simples. Basta pressionar a barra de espaço, girar a roda do mouse para cima ou deslizar em uma tela sensível ao toque para revelar uma tela de login com o nome de usuário que você criou durante a instalação. Digite sua senha para começar.

2. Navegação Básica

O Windows 8 inicia com a sua nova interface, todos os blocos coloridos e aplicativos otimizados para o toque. E se você estiver usando um tablet, então tudo vai ser muito simples: deslize para a esquerda ou direita para rolar a tela e toque em qualquer bloco de seu interesse.
Em um desktop regular, você pode, alternativamente, girar a roda do mouse para rolar para trás e para a frente.
Você também pode usar o teclado. Pressione as teclas Home ou End para saltar de um lado da tela Iniciar para o outro, por exemplo, então use as teclas do cursor para selecionar um bloco especial, pressionando Enter para selecioná-lo. Pressione a tecla Windows para voltar para a tela inicial; clique com o botão direito (ou deslize para baixo) nos aplicativos que você não precisa e selecione Desafixar para removê-los, e arraste e soltar as outros blocos ao redor para organizá-los como quiser.

3. Grupos de Aplicativos

Os aplicativos da tela inicial são exibidos inicialmente em ordem aleatória, mas se você preferir organizá-los, é fácil de classificá-los em grupos personalizados.
Você pode arrastar Pessoas, Email, Mensagens e Calendário para o lado esquerdo, por exemplo, para formar um grupo separado «Pessoas». Clique no ícone “menos” no canto inferior direito da tela, para diminuir o zoom e agora você pode arrastar e soltar o novo grupo (ou qualquer um dos outros) como um bloco.
Clique com o botão direito do mouse dentro do bloco (ainda no zoom out) e será possível dar um nome ao grupo, que – se você for para adicionar mais 20 ou 30 aplicativos para sua tela de início – vai tornar muito mais fácil encontrar as ferramentas que você precisa.

4. Menu de acesso rápido

Clique com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo (ou mantenha pressionada a tecla Windows e pressione X) para um menu baseado em texto que fornece acesso fácil a muitos applets úteis e recursos: Gerenciador de Dispositivos, Painel de Controle, Explorer, Pesquisa e mais.

5. Encontre seus aplicativos

O menu Win+X é útil, mas não substitui o velho menu Iniciar, uma vez que não fornece acesso aos seus aplicativos. Para encontrá-los, mantenha pressionada a tecla Windows e pressione Q ou o botão direito do mouse em uma parte vazia da tela de Início ou deslize o seu dedo para cima a partir da parte inferior da tela e selecione “Todos os aplicativos” para revelar uma lista de todos os seus aplicativos instalados. Navegue pelos diferentes blocos para encontrar o que você precisa e clique no aplicativo desejado para iniciá-lo.

6. Fácil acesso

Se você utiliza um aplicativo o tempo todo, então você não precisa acessá-lo através do sistema de pesquisa. Fixe-o na tela inicial e ele vai estar disponível a um clique.
Digite parte do nome do aplicativo. Para acessar o Painel de Controle, por exemplo, digite “Painel”. Clique com o botão direito do mouse no bloco do “Painel de Controle” na tela de Pesquisa de Aplicativos, e “Fixar na Tela Inicial”. Se você estiver usando uma tela sensível ao toque, pressione e segure o ícone, em seguida, agite para baixo e selecione “Fixar na tela inicial”.
Agora, pressione a tecla Windows, vá para a direita e você verá o bloco do Painel de Controle na extremidade. Arraste e solte este para a esquerda em algum lugar que fique mais facilmente acessível, em seguida, clique no bloco para abrir a área de trabalho, juntamente com a janela do Painel de Controle, e pressione a tecla Windows para retornar à tela de início quando terminar.

7. Desligando

Para desligar o Windows 8, basta mover o cursor do mouse para o canto inferior direito da tela, clique no ícone Configurações – ou simplesmente segure a tecla Windows e pressione I – e você verá um botão de desligar. Clique nele e escolha a opção “Desligar” ou “Reiniciar”.
Alguns dos truques disponíveis em versões anteriores do Windows ainda se aplicam. Pressione Ctrl+Alt+Del, por exemplo, clique no botão de desligar no canto direito inferior e você será terá as opções “Desligar” e “Reiniciar”.

Se você estiver na área de trabalho, pressione Alt+F4 e você será capaz de escolher “Desligar”, “Reiniciar”,”Sair” ou “Trocar Usuário”.

É isso aí! Fiquem ligados que estou preparando mais dicas!

Visitado 4.996 vezes
Compartilhem sem dó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Plugin Kapsule Corp