Matando saudade da internet dos anos 2000 até 2010

Curiosidades, Internet today 11/23/2016comment Comentários person_pin
Visitado 142 vezes

Quem teve oportunidade de viver a maravilhosa internet desde o início dos anos 2000 tem muita coisa para contar. Tecnologias surgiam, faziam sucesso, depois caiam no esquecimento. Uma das poucas coisas que ainda sobrevivem, é este blog, por exemplo. Vamos resistindo firmes, e ano que vem (2017), vamos completar 10 anos no ar! Enquanto isso, se você era um internauta dessa época, relembre o que fez sucesso na rede naquela época, se você chegou recentemente, dê uma olhada como eram as coisas, um pouco diferente do que temos hoje!

MSN

msn
A primeira coisa que você botava pra funcionar no computador era, com certeza, o MSN. Mas nunca online. Ocupado, ausente ou invisível eram as únicas opções para quem queria parecer difícil. Ao mesmo tempo, não dava para parecer tão difícil assim, então você ficava entrando e saindo 10 vezes para a janelinha de notificação subir para todos os contatos. Ah, e se estava querendo que o paquerinha (naquela época não tinha essa coisa de crush) viesse falar com você, era só colocar *aquela* música do Simple Plan no subnick.

ICQ

icq
Se você começou a experimentar a internet um pouquinho mais cedo, provavelmente chegou a usar o ICQ (curiosidade rápida: sabia que a sigla, em inglês, tem o som de ‘I seek you’, ou ‘eu procuro você’? – fim da explicação desnecessária). Tem quem ainda saiba a sua sequência de oito números. Não estamos dizendo quem, mas, se for seu caso, fica a dica: o ICQ ainda existe. A última atualização é de agosto de 2016.

Orkut

orkut
O inigualável Orkut acabou em 2014, mas viverá para sempre no coração de quem já usou. Isso porque a rede social tinha atributos que foram enterradas com ela: as mensagens no mural não são iguais aos scraps, inbox não chega nem aos pés de um depoimento *não aceita*, os grupos do Facebook não têm nada a ver com as maravilhosas comunidades e nem o episódio de Black Mirror conseguiu resgatar a avaliação 100% sexy.

Flogão

flogao
Se você tinha um, provavelmente não admite. Na época em que todo mundo emprestava a ‘câmera digital’ do amigo rico para tirar umas fotos (quando a palavra selfie ainda nem existia), ter um Flogão era símbolo de ostentação. Era lá que entravam os melhores momentos no pátio do colégio, as fotos mais bonitas de toda a galera cheia de espinhas na festinha e as selfies com contraste em 100%. Se você ainda tem um, corre apagar antes que alguém descubra.

Limewire/Kazaa/Emule

limewire
Você se irrita por ter que ouvir música no shuffle no Spotify gratuito? Isso é porque você não se lembra de quando tinha que escolher a banda ‘no escuro’ no seu mp3 ou iPod sem tela. Isso depois de baixar todas as músicas que tinha encontrado nas comunidades Discografias do Orkut. Quem nunca fez download de um vírus ou propaganda sem querer?

Myspace

myspace
Templo emo dos adolescentes dos anos 2000, o Myspace era a melhor rede social para seguir bandas e descobrir música nova (talvez só depois da comunidade Discografias).

Blogger

blogger
Se hoje você despeja seus pensamentos chatos no Twitter, no início dos anos 2000 provavelmente usava o Blogger, Weblogger ou algum semelhante. Depois de passar horas escolhendo um template que era a sua cara, além de adesivos e gifs para decorar a barra lateral, você despejava todos seus dramas adolescentes (devidamente codificados, é claro, para “ninguém” descobrir de quem você estava falando) na página, sem esquecer de um belo gif de ‘oi’ piscando com glitter.

Chat

chat
Nos primórdios da comunicação escrita online, as melhores conversas aconteciam nas salas de bate-papo. Bem antes de as pessoas fingirem ser quem não são pelo Tinder, já faziam isso nos chats. Idade, aparência, cidade, tudo era provavelmente mentira, até no inocente bate-papo da Turma da Mônica.

Dolls

dolls
Antes dos bitmojis, as Dolls eram a única forma de representar você e todas as suas amigas lindas com um guarda-roupa super fashion. Dava para passar horas e horas montando essas bonequinhas e salvando no computador. Foi assim que muitos aprenderam a usar o botão print screen, para salvar as obras de arte dolls.

Formspring

formspring
Questão de intimidade. Hoje os jovens mandam nudes no Snapchat. Nos anos 2000-2010, faziam perguntas anônimas uns aos outros no formspring.me. Quase a mesma coisa, né? Queria saber se a paquerinha (crush, no dicionário atual) gostava de alguém? Era só perguntar no Formspring.

Inexistent Man Store
WebEmoji Emoticons
Rádio Online músicas antigas
Curta-nos no Facebook
Siga-me no Twitter
Categorias
Parceiros
Criativo de Galochas Arnolds SportKing