Sete Dicas Básicas para Ter Mais Segurança no Ambiente Virtual

Dicas, Informática, Internet, Software today 08/30/2016comment Comentários person_pin
Visitado 287 vezes

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site Blog do Inexistent Man

Com a popularização da internet, surgiram novas formas de ameaças e ataques, que visam destruir, modificar ou roubar dados e outros recursos, bem como revelar estas informações e interromper serviços, podendo causar grandes prejuízos aos usuários.

Existem algumas formas através das quais um computador pode ser infectado por um vírus, como por meio da abertura de arquivos infectados anexados às mensagens de e-mails, instalação de programas de origem duvidosa ou conectando ao computador alguma mídia removível contaminada – como o pen drive. Por conta disso, reunimos sete dicas básicas para uma vida digital mais segura. Confira!

dicas de segurança

1. Senhas: O que NÃO fazer

Evite senhas com o mesmo nome do usuário, apenas numéricas ou com menos de seis caracteres. Além disso, não utilize a mesma senha para diversos serviços, nem atribua informações pessoais as mesmas – como telefone, CPF ou data de nascimento, por exemplo.

2. Crie uma Senha Forte

Tentar fazer uso de letras maiúsculas e minúsculas e incluir caracteres não alfabéticos – sinais e números – são chances de senhas mais fortes. Ademais, elas devem ser fáceis de lembrar, para que não seja preciso escrevê-las em algum lugar. Outra dica importante é trocar as senhas a cada seis meses.

3. Desabilite a Execução Automática do Pen Drive

Uma das formas mais comuns de infecção se dá através da execução automática de pen drives infectados. Sendo assim, uma maneira de evitar que isso aconteça é desabilitando a execução automática do dispositivo, principalmente se você tem o costume de utilizá-lo em máquinas desconhecidas.

dicas de segurança

4. Cuide com as Informações Compartilhadas

Muitos usuários, ao compartilharem informações pessoais em seus perfis e aceitarem ser “amigos” de estranhos, não percebem que podem estar facilitando a atuação dos mal intencionados, visto que estes podem utilizar tais informações para decifrar senhas, por exemplo. Dessa forma, reduza a quantidade de informações pessoais compartilhadas e limite a visualização destas apenas aos conhecidos de verdade.

5. Fique Atento aos E-mails Suspeitos

Muito cuidado ao abrir e-mails de pessoas desconhecidas, principalmente se estes vierem com opções para clicar em links ou com arquivos em anexo. Desconfie de mensagens duvidosas, mesmo que o remetente seja alguém de confiança, pois ele poderá estar infectado.

6. Preste Atenção nas Permissões dos Aplicativos

Leia com atenção as permissões que o aplicativo que você está instalando requer e observe se elas realmente possuem ligação com o funcionamento do programa, pois através delas você poderá estar dando acesso a informações pessoais que não possuem qualquer relação com os serviços oferecidos pelo app.

dicas de segurança

7. Invista em um Bom Antivírus

Comprar um antivírus confiável é também um passo imprescindível para aqueles que querem se manter seguros no ambiente virtual, isso porque o software é capaz de detectar uma ameaça antes que ela infecte o computador, bem como eliminá-la, uma vez que sua máquina já esteja contaminada.

Tem mais alguma dica para ter segurança no ambiente virtual? Compartilhe com a gente nos comentários.

Imagens: tweakyourbiz / tecmundo / androidpit

Inexistent Man Store
WebEmoji Emoticons
Rádio Online músicas antigas
Curta-nos no Facebook
Siga-me no Twitter
Categorias
Parceiros
Criativo de Galochas Arnolds SportKing