Como utilizar o Windows XP com segurança

Dicas, Windows XP today 04/14/2015comment Comentários person_pin
Visitado 720 vezes

windows_xp

Já faz um ano que a Microsoft decidiu acabar com o suporte técnico e com as atualizações de segurança do sistema operacional Windows XP. Essa medida se deu pelo fato de que o sistema já se tornou obsoleto, até porque já faz 14 anos desde o seu lançamento.

O fato do Windows 8 não ter vingado também foi um dos motivos pelas quais a empresa resolveu acabar com o XP. Isso porque naquela época, o XP era o segundo sistema mais utilizado em computadores no mundo, e isso não era bom para os negócios da companhia.

E quem perde com isso é o utilizador do XP, visto que sem as atualizações de segurança, pessoas mal-intencionadas podem explorar as falhas existentes no sistema para assim realizarem ataques por exemplo.

Além disso, com o fim do suporte técnico, se existir problemas com o uso do sistema, o usuário não poderá contar com a ajuda da Microsoft. Neste caso a única opção pertinente seria procurar soluções em fórums da internet, mas nem sempre esses ambientes são 100% informativos.

Mesmo exposto aos riscos, ainda sim é possível utilizar o Windows XP com um mínimo de segurança. Se você não abre mão de jeito nenhum do Windows XP, confira neste tutorial as precauções a serem tomadas para a utilização com segurança do sistema.

Utilize um antivírus e um firewall

firewall

Ter um antivírus no computador é o primeiro passo para se manter com segurança em qualquer versão do Windows. E no caso do Windows XP essa necessidade é ainda maior, por isso, utilize um bom antivírus no seu computador.

Não aconselhamos que você utilize um software grátis, com licença free. Isso porque infelizmente essa modalidade de antivírus possui baixa qualidade de proteção, portanto você não estará 100% seguro utilizando um Avast da vida.

Um bom firewall também é imprescindível, para quem não sabe, o firewall é responsável por gerenciar o tráfego do seu computador. Por exemplo, se você possui um programa infectado por vírus, ele tentará se comunicar com o seu desenvolvedor através da conexão de dados.

O firewall irá impedir essa comunicação até que o usuário permita ou não que o software acesse a internet. Se logicamente houver suspeita quanto à veracidade do programa em questão, cabe a você impedir que o determinado programa utilize a sua internet para se comunicar com terceiros.

Não acesse sites inseguros

sites inseguros

Outro grande problema de infecção de computadores tanto no Windows XP quanto em outros sistemas operacionais, é o acesso indevido à sites de baixa qualidade. Existem milhares de domínios na internet que só existem para causarem danos ao computador de quem os acessa.

Ao acessar esses sites pode acontecer uma infecção, portanto continue em um determinado portal só se o mesmo apresentar um certificado de segurança. Muitos navegadores como o Google Chrome por exemplo não continua em um site se o mesmo não possuir um certificado válido.

Todavia um site malicioso pode possuir um certificado de segurança, o que neste caso o navegador não o ver como um domínio malicioso. E é aí que entra os antivírus como falamos anteriormente, a maioria dos bons antivírus detectam quando um site é confiável ou não.

Verifique o pendrive em outro PC

virus pendrive

Um pendrive é uma excepcional forma de se guardar dados, porém ele pode causar sérios danos à computadores. Isso porque pode existir arquivos maliciosos no dispositivo portátil, e ao plugar o dispositivo no seu computador, os arquivos maliciosos entram em ação se a máquina não possuir um antivírus eficiente.

Sempre que for utilizar o seu pendrive no seu PC com Windows XP, faça um escaneamento no mesmo em outro computador, se logicamente existir arquivos nele. Isso te trará maior segurança na execução dos arquivos.

Diga não ao Outlook

outlook

O serviço pop 3 da Microsoft, o Outlook, pode causar sérios danos ao seu computador. Muitos hackers utilizam e-mails para invadir computadores de pessoas e consequentemente roubar as informações pessoais das vítimas.

Funciona assim: o invasor envia um e-mail qualquer para a vítima, e ao abrir a mensagem, automaticamente o malware age no PC com Windows XP, se logicamente ele não tiver uma proteção adequada e robusta.

Se precisar utilizar o seu e-mail, procure utilizar o seu dispositivo móvel se assim você possuir um. É mais seguro e com certeza te trará mais segurança e inclusive praticidade, visto que você poderá checar os seus e-mails de qualquer lugar.

Não utilize a internet (opcional e radical)

internet

A nossa última dica é radical, principalmente se levarmos em consideração que hoje em dia a internet é essencial. Aconselhamos que você não utilize a internet no seu Windows XP, dessa forma, você estará quase 100% imune à pragas virtuais, visto que não haverá portas de entrada para vírus.

E mesmo que você pegue um vírus que é responsável por roubar dados por exemplo, ainda sim o seu computador estará imune pelo fato de que não haverá conexão com a internet, assim o desenvolvedor da aplicação maliciosa não terá as informações roubadas do seu computador.

Mas é claro que essa é uma medida radical pelo fato de que é quase impossível de se viver sem internet hoje em dia. Se você não aderir à essa sugestão, procure como citamos anteriormente utilizar um bom antivírus e firewall, e além do mais, evite fazer downloads de softwares ou arquivos com fontes duvidosas, assim você conseguirá manter um nível de segurança plausível no seu Windows XP.

Via: Blog O Notebook

Inexistent Man Store
WebEmoji Emoticons
Rádio Online músicas antigas
Curta-nos no Facebook
Siga-me no Twitter
Categorias
Parceiros
Criativo de Galochas Arnolds SportKing