Pular para o conteúdo

Como colocar vídeos do YouTube no PowerPoint

[adsense_left]Pouca gente sabe, mas é possível rodar videoclipes do YouTube diretamente nas apresentações do PowerPoint. Vamos supor, por exemplo, que sua empresa tenha postado um vídeo no serviço e você queira exibi-lo durante sua exposição. Em vez de interromper a sequência de slides, abrir o browser e localizar o filme na web simplesmente reserve um slide para ele e comande a execução sem perder tempo nem sair do PowerPoint 2007.

Habilite a Guia

Para fazer a inserção do vídeo do YouTube no PowerPoint, precisamos exibir no programa a guia Desenvolvedor caso ela não esteja aparecendo. Para isso, clique no botão Office e depois em Opções do PowerPoint. Na tela Opções do PowerPoint, na seção Mais Usados, marque a caixa Mostrar Guia Desenvolvedor na Faixa de Opções. Dê OK para sair dessa caixa de diálogo. Dedicada a programadores, essa guia aparece na tela. Observe que ela também vai aparecer em outros programas do Office instalados na máquina, como o Word e o Excel.

Endereço do Vídeo

Habilitada a guia Desenvolvedor, passamos ao vídeo do YouTube. O procedimento é simples. No browser, vá até a página do YouTube onde está o vídeo que você quer exibir na apresentação. Lá, copie a URL do vídeo que aparece na barra de endereços do navegador.

Acione o Controle

Agora, na apresentação, selecione o slide em que vai entrar o videoclipe. Na guia Desenvolvedor, clique no botão Mais Controles – aquele que tem o desenho de duas ferramentas cruzadas. Surge a caixa Mais Controles. Selecione a opção Shockwave Flash Object, que é o formato dos vídeos armazenados no YouTube. Dê OK.

Altere a URL

Em seguida, trace no slide a tela que será ocupada pelo clipe. Clique com o botão direito no objeto criado e escolha Propriedades. Na janela que surgirá, cole o endereço do YouTube na linha Movie. Precisamos fazer duas alterações nessa URL. Primeiro, elimine o trecho wathc?. Em seguida, troque o sinal de igual (=) por uma barra. Feche a janela Propriedades.

Acesso à Web

Acione F5 para executar a apresentação. Quando o slide é exibido, você precisa clicar na seta para tocar o vídeo. Obviamente, você só pode pensar nesta solução se tiver certeza de que vai executar a apresentação num sistema conectado à internet. O arquivo com o vídeo continua nos servidores do YouTube. Em sua apresentação, fica apenas o objeto Shockware Flash, que aponta para o endereço do arquivo remoto.

Visitado 17.818 vezes
Compartilhem sem dó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Plugin Kapsule Corp