Pular para o conteúdo

Nostalgia – ICQ

Hoje em dia o programa de mensagem instantânea dominante é o Windows Live Messenger, mais conhecido como MSN, da Microsoft. Algumas pessoas usam o Yahoo Messenger, Gtalk, entre outros. Antigamente, por volta de 1998 até 2001, por aí, o instant messenger da grande massa era o ICQ. O ICQ foi lançado em 1997 por uma empresa israelita chama Mirabilis. A pronúncia de ICQ em inglês soa como “I seek you“, que em português significa “Eu procuro você“.

Comecei a navegar pela Internet em 1998, e usava esse programa. Acho que ele veio em um daqueles CDs que vinham em revista de informática, se eu não me engano era a “Revista do CD-ROM”.

Você o instalava, e ele te atribuía um UIN (Unique Identification Number). Esse era a única informação sua que não podia ser modificada, pois era um número único para cada usuário.


Lista de contatos, a “contact list” do ICQ

Entrei na página do provedor daqui da cidade, e lá tinha uma lista de assinantes, com e-mail e alguns tinham o UIN. Adicionei algumas pessoas para conversar. Um dos recursos que ele tinha era a possibilidade de procurar pessoas por nome, cidade, país, e-mail, sexo, etc. Era possível por exemplo listar pessoas do sexo feminino da minha cidade, que tivessem entre 20-25 anos, por exemplo. Ou podia procurar pessoas de diversos países, e conversar com elas na hora. É claro, as pessoas também te achavam dessa maneira.

Nas primeiras versões, como a 98a, a janela de conversa era bem simples, não era dividida em 2 partes, como é hoje com o MSN e versões atuais do ICQ. Não tinha formatação de fonte, e muito menos emoticons, foto (avatar), Webcam, etc. A mensagem era enviada pelo botão Send ou pelas teclas Alt+S (o enter fazia mudar de linha). Fiquei tão acostumado, que quando mudei para o MSN, eu usava o Alt+S toda hora, foi difícil de esquecer. O curioso é que atualmente o Alt+S é aceito pelo MSN para enviar a mensagem!


Caixa de mensagem do ICQ

Outro detalhe, o programa dava uma “pausa” enquanto a mensagem era enviada, e era legal ver um ícone se mexendo durante esse processo.

Em versões posteriores,  ele emitia um som de máquina de escrever ao digitar! :)

Você também podia definir o seu status como online, ausente (away), ocupado (occupied), não perturbe (do not disturb), invisível (privacy), disponível para chat (free for chat) e desconectado (offline) . O recurso mensagens offline só vieram aparecer no MSN muitos anos depois. No ICQ era possível ficar “invisível” e conversar com as pessoas normalmente. Existia também a “invisible list” e “visible list”. As adicionadas à invisible list nunca iriam te ver online, já as adicionadas à visible list sempre iriam te ver online, mesmo se você entrasse no modo invisível. A “ignore list” era pra onde iam os chatos! Bastava enviar o pessoal lá para nunca mais te encherem a paciência. No modo “free for chat”, você aceitava automaticamente pedidos de chat, que era diferente da janela de conversa. Uma tela se abria, e era possível adicionar mais pessoas à conversa. Se você deixasse ativada uma opção chamada “Avaiable for Random Chat”, as pessoas poderiam te achar por uma tela que procuravam pessoas aleatóriamente.

O tempo foi passando, novos recursos foram adicionados ao programa, mas a Microsoft saía sempre na frente com o seu programa de comunicação instantânea. O ICQ sempre foi ficando para trás. O MSN Messenger colocou recurso de foto, emoticons personalizados, webcam, etc. Por conta disso, o ICQ foi perdendo a preferência dos usuários brasileiros e em muitos lugares do mundo. Em 1999 a AOL comprou a Mirabilis. Apesar do ICQ ainda existir atualmente (está na versão 6), não faz muito sucesso como antigamente.

Algumas curiosidades e fatos e coisas que me lembro sobre o ICQ:

Nas primeiras versões, era possível adicionar você mesmo à sua lista de contatos, e te mandar mensagens, arquivos, etc (Porque eu iria conversar comigo mesmo?)
Ao receber uma mensagem, um ícone piscava no tray
O som do “Uh-Oh” ao receber uma mensagem era a marca registrada do programa.
O ICQ avisava com um ícone de um balão quando alguém da lista fazia aniversário.
Se você não podia perder um compromisso, era só usar o recurso My ICQ / Reminder. Bastava digitar uma mensagem e a hora que ela aparecia na tela.
Os UINs 60000, 70000, 80000, etc. pertencem aos ICQ Oficiais. Parece que estão sempre conectados.
Era possível verificar emails POP3.
Quando alguém ficava online, ouvia-se um barulho de batendo em porta (toc, toc).
O botão Main do ICQ tinha uma animação ao passar o mouse sobre ele:

Clássico daquela época!

“Você sabe que está viciado em ICQ quando:”

  • Você vê flores piscantes quando você fecha os olhos para ir dormir.
  • Antes de você ir conversar com alguém, você gentilmente pergunta se ela gostaria de aceitar o “Chat Request”.
  • Você se considera dormindo quando esta em “N/A mode”
  • Você constantemente ouve pequenos barulhos na sua cabeça dizendo “Uh-Oh”.
  • Você tem mais de 500 nomes na sua lista.
  • Você ja teve longas conversas com todos os 500.
  • Você começa a achar estranho nomes como “João” e “Maria”, mas nomes como “G@TA” e “B@D BOY” parecem comuns.
  • Seu amigo te apresenta uma nova pessoa, e você imediatamente pergunta se você pode adiciona-la em sua “Lista”
  • Depois que você instalou o ICQ, você aprendeu a falar 7 linguas novas, incluindo Ucrâniano e um dialeto de uma comunidade nativa do Peru.
  • Para você, ICQ não é apenas um programa, é um presente para a humanidade.
  • Para você uma diversão muito loca seria chamar todas as pessoas “Online” da sua lista para um CHAT.
  • Toda vez que novas versões do ICQ são lançadas, você mesmo faz uma comemoração, com direito a torta, balões e champanhe.
  • Seu cachorro te abandona pela sua falta de atenção, e você para agradá-lo da a ele um número próprio de ICQ.
  • O seu grande orgulho na vida se tornou a sua imensa lista, e você pede para todos os seus amigos lhe mandarem os nomes de suas listas para sua ficar maior ainda.
  • Você da ao seu primeiro filho o nome de “Mirabilis” e diz para todos os seus amigos que foi porque você acha que o nome soa bem.
  • Você cuidadosamente dividiu sua hora de almoço: 32 minutos para checar e responder as mensagens do ICQ e 3 minutos para comer.
  • Sua namorada esta loucamente com ciúmes dessa tal de Mirabilis.
  • Seus amigos pedem para você apresentar esse seu amigo ICQ que você fala tanto.
  • Toda noite antes de dormir você reza para a SANTA MIRABILIS agradecendo por mais uma pessoa que você adicionou em sua lista.
  • Em uma noite quente com sua namorada, você sem querer chama ela de MIRABILIS e ela pergunta quem é essa perua.
  • Você começa a humilhar seus amigos que têm versões do ICQ inferiores a sua.
  • Passa horas na INTERNET lendo paginas e textos sobre ICQ, inclusive alguns com o titulo “Você descobre que esta viciado em ICQ quando:”
  • Deixa um bilhete na geladeira para sua mãe e assina com seu nick seguido do UIN.
  • Decorou seu uin mas não sabe o numero de sua identidade.
Visitado 2.340 vezes
Compartilhem sem dó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Plugin Kapsule Corp